VERSOS DE PEDRO MARQUES

Sou um simples brasileiro
nascido na cidade de Goiana
minha pequena e querida cidade
da Zona da Mata pernambucana

Tenho paixão pelo desenho
desde que eu era criança
agora me atrevo como poeta
para versejar com segurança

Trabalho no estado vizinho
aquela encantadora Paraíba
sou funcionário concursado
lá tive excelente acolhida

Reuni trabalhos arquivados
para neste blog tornar conhecido
é o Blog do Pedro Marques
quem acessar fico agradecido.

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2

A QUEDA DOS ANJOS REBELDES 2
Acrílica sobre tela (1mx90cm) - Pedro Marques

quarta-feira, 30 de maio de 2012

QUINTETO URUAÉ


O Quinteto Uruaé, criado recentemente, iniciou suas atividades em 2012, em Goiana (PE), é um grupo disposto a desenvolver um projeto de música de câmara permanente, focado nesta formação e em outras possíveis combinações. Com um repertório variado, que vai do popular ao erudito. Tendo como objetivo pesquisar e difundir a música popular brasileira em especial a música da região nordeste do Brasil. Tem também como proposta realizar concertos didáticos em escolas de rede pública, além de proporcionar um intercâmbio interestadual entre músicos paraibanos e pernambucanos, em fase de formação acadêmica, junto a novos compositores, com o intuito de estimular a criação de peças musicais, bem como, proporcionar estréias de novas obras, contribuindo assim, para despertar nos ouvintes o interesse pela música, a ampliação do repertório camerístico e a formação de público.
            Integra o seu repertório diferentes ritmos da música popular brasileira como: maracatu, frevo, baião, choro, maxixe e outros, além da música erudita. É formado por jovens e promissores músicos, que estão em constante processo de atualização e qualificação profissional, com objetivo de aprimorar suas técnicas. Compõe o quinteto: Emanuel Cabral (flauta), Eva Tavares (oboé), José Fernandes (clarinete), Fabiano Rogério (Trompa) e Bruna Heloísa (fagote).
A proposta de Concerto Didático apresentada pelo grupo tem como objetivo aproximar o público do quinteto, fazendo com que eles conheçam os instrumentos, que são utilizadas pelo Uruaé, e suas particularidades. Formando, portanto, um público de concerto consciente e despertando também neste ouvinte o interesse pelo aprendizado musical.
O repertório, especialmente, preparado permite que o público assimile a audição musical e as explicações que abrangem o contexto musical, instrumental e histórico. Esses concertos acontecem em escolas, centros comunitários de diversos bairros da cidade, proporcionando assim o acesso à música em todas as camadas da população.
Afinal, não é de hoje que estudos comprovam os bons resultados trazidos pelos concertos didáticos, não só para o publico que os recebe, mas também para o proponente, ou seja, no caso em questão, o quinteto que tem a oportunidade de expor o seu conhecimento e aproximar o jovem instrumentista a outras realidades, não somente musical, mas social.
Conheça o blog QUINTETO URUAÉ: http://quintetouruae.blogspot.com.br/ 

Um comentário:

  1. Muito obg pela divulgação, sucesso para vc e seu blog tb! Um grande abraço! Vc será sempre bem vindo em nosso blog!

    ResponderExcluir